sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Congresso do milho 2010, da ANPROMIS, em Lisboa




O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo(Anpromis) defende que o sector da agricultura precisa de investimento e critica a falta de eficácia do PRODER que, garante, “nos últimos três anos não existiu”.
Luís Vasconcellos e Sousa, que hoje preside ao VII Congresso Nacional do Milho, a decorrer no Hotel Altis, em Lisboa, garante que “há contratos assinados, projectos feitos e ainda não há o cheque”, salientando o impacto negativo que a má distribuição das verbas causa ao sector. “O sector precisa de investimento e a política tem de ajudar e não determinar a agricultura praticada. Neste caso, o ex-ministro [Jaime Silva] comportou-se como um déspota e estamos a pagar por isso”.
O presidente da Anpromis critica ainda a situação dos preços do leite nas grandes superfícies, garantindo que estas prestam um mau serviço ao consumidor. “Ficam com margens de 80 por cento. Pagam menos ao produtor e não baixam o preço final. É abuso da posição dominante”, afirma Luís Vasconcellos e Sousa. O responsável recusa falar em aumentos dos preços dos alimentos para 2010, admitindo contudo uma falta de equilíbrio. “Os nossos produtos desvalorizaram 20 a 30%”.

No congresso será ainda debatida a questão do Alqueva, que tem uma área passível de ser usada para o cultivo do milho na ordem dos 70 mil hectares mas ainda não houve vontade política nesse sentido, queixa-se a Anpromis. No encontro de hoje está marcado um almoço debate com o líder do CDS-PP, Paulo Portas e amanhã está agendada uma intervenção do ministro da Agricultura, António Serrano.

You have to try the red wine BARCA VELHA, the best in the world







You have to drink one of the best red wines in the world. The BARCA VELHA. It is produced in Portugal, in the vineards of Douro valley. The traditional way of carrying the wine to the sea port is on the boats called" Rabelo". This region produces the well known PORT WINE. The problem with this wine is the price of each bottle. One bottle of 0,75 lts, harvest of 1999, costs 190€ ( $ 256usd).